Leo Morel – Direitos Autorais e o Mapeamento do Mercado Independente de Música
Associação Brasileira da Música Independente
A Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) realizou uma pesquisa de mercado para mapear o setor da música independente brasileira. Alguns eixos da pesquisa são: Participação da música independente no market share nacional; Censo com todos os associados da ABMI; Estudos de caso; Indicadores: empregos gerados, estilos musicais trabalhados, quantidade anual de lançamentos, diversidade de gênero; Efeitos da pandemia; Tendências do mercado. A pesquisa foi coordenada pelo músico, economista e pesquisador Léo Morel e contou com a participação das empresas Chartmetric e LV Pesquisa. A iniciativa tem o apoio da WIN e da Merlin.
Léo Morel trabalha como A&R para a distribuidora digital Tratore e é Analista e Consultor para a empresa inglesa Mídia Research desde 2014, escrevendo relatórios sobre o mercado musical da América Latina e participando de projetos de consultoria. É autor dos livros “Música e tecnologia” (Azougue, 2010), “Monobloco: uma biografia” (Azougue, 2015) e co-autor do livro “Inovação em serviços na economia do compartilhamento” (Saraiva, 2019) com capítulo sobre inovação nos setores da música, vídeo e editorial. Também possui experiência no mercado musical tendo trabalho em distribuidora digital e editora musical. Léo é membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM e Professor Assistente do curso bianual Emerging Markets and Models for Music do programa de Mestrado em Music Business da Universidade de Nova Iorque (NYU). É Mestre pelo Instituto de Economia da UFRJ com dissertação acerca da difusão dos serviços de streaming no mercado brasileiro de música e possui um MBA em Gestão e Produção Cultural pela Fundação Getúlio Vargas. Possui uma vertente artística como músico, tocando em trabalhos musicais como Monobloco e lecionando ritmos brasileiros.